A Sociedade da Neve

A Sociedade da Neve (2023)

Dirigido por J. A. Bayona


Título original
La sociedad de la nieve
Lançamento
13/12/2023
Gêneros
Drama, História
Duração
2h 24m
Sinopse
Em 13 de outubro de 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar um time de rúgbi ao Chile, cai em uma geleira no coração da Cordilheira dos Andes.
Elenco

Avaliação média
8.5
9.0

Publicado em 14 de janeiro de 2024

A Sociedade da Neve

Por Raphael DomingosRaphael Domingos

O trágico acidente aéreo ocorrido em 1972 nos Andes, que envolveu um voo fretado com uma equipe de rugby do Uruguai, ganhou mais um brilhante filme sobre essa trajetória. Trata-se de “A Sociedade da Neve”, dirigido por J. A. Bayona. Com muitos toques de drama e superação, o filme mostra o dia a dia dos 16 sobreviventes da terrível tragédia que durou 72 dias, marcados por muita luta e demonstração dos limites físicos e psicológicos do ser humano. O filme é muito bem feito, com um excelente roteiro que prende o espectador em todos os momentos. Mostra ainda a união daqueles que sobreviveram e a importância de se trabalhar em grupo para garantir a sobrevivência. Outro ponto muito positivo foi o respeito dado àqueles que morreram na tragédia, com seus nomes sempre aparecendo na película, lembrando que dali não saíram apenas sobreviventes. Em minha opinião, “A Sociedade da Neve” é muito melhor construído e tem um desenvolvimento superior ao outro filme produzido sobre o mesmo acidente, “Vivos” (1993). Por fim, é uma produção que vai cativar o público e não deixará o espectador desviar os olhos da tela nem por um minuto, pois, mesmo sabendo o desfecho da história, todo o contexto do filme não deixa a desejar.

8.0

Publicado em 30 de janeiro de 2024

A Sociedade da Neve

Por Rodrigo AlbuquerqueRodrigo Albuquerque

"Sociedade da neve" é um filme produzido pela Netflix e conta a história verídica e muito provavelmente a mais conhecida, de todas as histórias envolvendo desastres aéreos. A trama é dirigida pelo diretor J. A. Bayona (O Impossível - 2012) narra o acidente do voo da força aérea uruguaia 571, que transportava 45 pessoas, incluindo um time de rúgbi no ano de 1972 e que colidiu com uma geleira no meio do deserto gelado dos Andes. O roteiro conta de forma crua e realista todo o drama vivido pelos sobreviventes, trazendo uma abordagem diferente de outras obras produzidas que foram baseadas no mesmo tema. Nos mostra a força de superação e a luta pela sobrevivência dos personagens se doando uns pelos outros, tentando ali, mesmo naquele ambiente mórbido, formar uma sociedade de cooperação entre eles, juntando forças para sobreviver e, literalmente, dando a vida uns pelos outros. As atuações são excelentes, tendo em vista que todo o elenco é formado por atores desconhecidos, o que traz mais originalidade ao que é contado e que foge dos clichês Hollywoodianos. Diferente do filme de 1993, "Vivos", este nos apresenta e se preocupa com cada um dos passageiros daquele vôo, sejam os sobreviventes, os que morreram no momento da queda, (que é preciso muito destacar o excelente trabalho de efeitos visuais e especiais da cena) e os que morreram após a queda, no período que eles passaram perdidos no meio do nada. Em alguns momentos o filme pesa a mão no drama com uma trilha sonora que às vezes se torna cansativa, assim como a duração do longa (2h24), pois no processo de edição, poderiam ter diminuído um pouco para não tornar o filme tão longo e sim mais objetivo. "A sociedade da neve" recebeu duas indicações ao Oscar de 2024, uma delas por melhor filme internacional e se trata de um bom filme, fiel aos fatos, mas que poderia ser mais objetivo na sua narrativa.