Resistência

Resistência (2023)

Dirigido por Gareth Edwards


Título original
The Creator
Lançamento
27/09/2023
Gêneros
Ação, Aventura, Ficção científica
Duração
2h 13m
Sinopse
Em meio a uma futura guerra entre a raça humana e as forças da inteligência artificial, Joshua, um endurecido ex-agente das forças especiais que lamenta o desaparecimento de sua esposa, é recrutado para caçar e matar o Criador, o indescritível arquiteto da IA avançada que desenvolveu uma arma misteriosa com o poder de acabar com a guerra - e a própria humanidade.
Elenco

Avaliação média
6.2
5.0

Publicado em 21 de janeiro de 2024

Resistência

Por Pedro TenórioPedro Tenório

Resistência foi realmente o que eu senti em relação a esse filme, o começo achei muito rápido, as informações foram passadas de maneira muito desleixada, não teve muito tempo de tela com o casal protagonista, não me senti comovido com a história deles, que provavelmente é o ponto principal da trama. Tem boas cenas de ação, a comoção do filme fica por conta da única robô criança, atuação da atriz mirim é bem convincente, mas não é o bastante pra salvar o filme, talvez se fosse uma trilogia contada com mais calma e detalhes ficaria algo bem melhor, até a metade do filme não estava muito claro pra mim os lados em guerra, ficou algo muito confuso, com isso da metade em diante eu perdi grande parte do interesse e conexão com a história, diante de tudo isso os poucos mais de 2 horas ficam maçantes. Nem o final teoricamente comovente é capaz de me segurar como espectador e emocionar, tudo foi entregue tão rápido que quem morreu ou não, não teve tanta diferença, essa história não é uma grande novidade, robôs querendo ser livres, poderia ser algo grande, mas foi mais do mesmo.

5.5

Publicado em 21 de janeiro de 2024

Resistência

Por Raphael DomingosRaphael Domingos

O filme da semana escolhido pelo público é "Resistência", com direção de Gareth Edwards. Em sua narrativa trata de uma batalha entre a humanidade e uma inteligência artificial, nos mostrando aquela velha narrativa de que nós mesmos nos destruímos. A película começa e mostra muita confusão em seu roteiro e se arrasta bastante durante todo o filme, passando a sensação ou desejo de que o filme acabe logo. Há ainda, muitos desencontros e furos na sua história, embora o propósito das questões levantadas no filme sejam importantes. Mas nem tudo é fraco, e o que se pode ver como efeitos visuais é uma boa qualidade. No todo, não prende muito a atenção e na maioria das vezes o filme parece ser uma grande confusão em sua história.

7.0

Publicado em 21 de janeiro de 2024

Resistência

Por Renato FrançaRenato França

"Resistência" é um filme americano dirigido por Gareth Edwards, lançado em 2023 e com nome original "The Creator". A adaptação do título original para o português acaba entrando para a longa lista de filmes onde o título original é melhor e faz mais sentido do que o título adaptado para o português. O filme se passa entre um período de tensão entre os androides e os humanos. Joshua, interpretado por John David Washington, é um agente em uma missão especial para matar "O Criador". Apesar de atores bem gabaritados, como Allison Janney que interpreta Colonel Howell e Ken Watanabe, como Harun, o destaque fica mesmo para a pequena Madeleine Yuna Voyles que no filme interpreta Alphie. A inteligência artificial, hoje, está mais evidente do que nunca no dia a dia das pessoas com o surgimento de soluções que conseguem resolver problemas de forma mais eficiente do que no passado. No filme, a inteligência artificial é retratada bem mais evoluída, assumindo funções humanas nas mais diversas áreas, como por exemplo a de policial. Alguns questionamentos dessa relação entre ser humano e inteligência artificial são levantados no filme, e algumas decisões de roteiro acabam gerando mais questionamentos. Se há um conflito no qual o resultado é o confronto entre inteligência artificial e seres humanos, houve falha humana em não prevenir isso? Ou teve essa falha ou a humanidade deixou de criar prevenções de segurança contra essa escalada. O filme perdeu a chance de trabalhar melhor esse conflito e dar mais profundidade a algo que vem se tornando, cada vez mais, uma preocupação nos dias de hoje. Por outro lado, mesmo que abordado de forma mais sutil, tem-se uma reflexão sobre até que ponto a inteligência artificial é comparável com um ser humano. Não no aspecto de semelhança física, mas num aspecto mais filosófico de assuntos entre a vida e a morte. Assuntos esses que até hoje são questionados e continuam sem respostas: de onde viemos e para onde vamos? "Resistência" é um filme interessante, que levanta questionamentos pertinentes, mas que no fim não consegue aproveitar todo o potencial que tem ao não aprofundar em assuntos mais delicados dessa relação entre humano e androide.

6.0

Publicado em 21 de janeiro de 2024

Resistência

Por Rodrigo AlbuquerqueRodrigo Albuquerque

"Resistência" (The Creator), filme de 2023 dirigido pelo bom diretor Gareth Edwards, que tem em seu currículo filmes como Godzilla (2013) e Rogue One (2016), este último é tido para muitos, o melhor filme da franquia Star Wars.est O elenco é encabeçado por um dos melhores atores da atualidade, John David Washington, interpretando o personagem Joshua, porém a atuação do David não foi convincente e muito menos cativante, parecendo que ele estava ali, sem vontade, pois por ser um ator carismático e por ter ótimos trabalhos em seu currículo, como "Infiltrados na Klan" aqui ele deixa a desejar. Ponto negativo também para os antagonistas, tanto por serem deixados de lado, não tendo uma profundidade nas suas construções de personagens quanto pelas atuações não tal boas. Por outro lado, a atriz mirim Madeleine Yuna Voyles transmite a inocência e emoção da personagem interpretada por ela, a Alphie. Mesmo com um orçamento relativamente baixo, custando 80 milhões de dólares, o filme chama bastante atenção de forma bastante positiva, pois os efeitos gráficos são impressionantes provando que mesmo com um orçamento baixo, é possível ter excelência nesse aspecto, pois vários filmes com o orçamento custando mais que o dobro, deixaram bastante a desejar em seus efeitos especiais. Usando várias referências de diferentes obras de ficção científica, como "Blade Runner" Gareth Edwards, tenta abordar o tema humanos e inteligência artificial, porém não foi bem desenvolvido, muito pelo contrário, na sua grande maioria, a trama deixa de focar no tal conflito, que deveria ser o tema central, deixando a ação de lado para focar na parte dramática, tornando a trama muito cansativa. "Resistência" se resume num visual deslumbrante, com locações reais na maioria das cenas, mas com um roteiro bastante frágil, pois mesmo com uma ótima premissa, não consegue transmitir adrenalina e emoção na história que é contada.

7.5

Publicado em 21 de janeiro de 2024

Resistência

Por Vandeson NunesVandeson Nunes

Eram vários os motivos que despertaram em mim uma grande empolgação com Resistência. Ficção científica ser um dos meus gêneros favoritos é um, mas ter Gareth Edwards na direção me chamou a atenção, pois gostei de todos seus filmes anteriores, como Monstros e Rogue One. No seu novo longa, o cineasta ainda apresenta ideias que geram interessantes debates e questionamentos, mas peca na execução. O filme discute com nossa sociedade atual em diversos tópicos, sendo impossível não se atentar ao uso de IA no nosso cotidiano. Essa abordagem é ampliada e dá margem para várias discussões, mas o tema que mais me chamou atenção foi a prepotência da humanidade, nesse caso os EUA e seu militarismo exacerbado, se envolvendo em guerras por motivos suspeitos a dúvidas. O filme é muito preto no branco em destacar os humanos (americanos) como vilões. Até o protagonista é difícil de ganhar simpatia por lhe faltar humanidade, algo presente em quase todos os andróides combatidos. John David Washington é um bom ator, mas não me cativou em nenhum momento do longa, que ainda acho que não soube aproveitar o grande ator Ken Watanabe. Já a grande Allison Janney eu achei que estava muito boa e com potencial para maiores vilanias, mas o filme a retira de cena abruptamente. A atriz mirim, sim, é o grande trunfo do longa. Enquanto os efeitos especiais não são menos que estupendos e o filme já larga como o meu favorito para o Oscar na categoria e a fotografia é muito linda. Mas o filme tem um problema sério de ritmo, arrastando a trama e tirando peso de algumas sequências de ação, e ainda apresenta momentos cômicos sem timing nenhum (dois deles envolvendo animais usando armas) e a trilha sonora é quase inexistente, só se mostrando eficiente na cena final de modo tardio. Ainda que gere boas reflexões e momentos bonitos, Resistência carece de energia e cenas de ação mais urgentes. Se alcançasse 1/3 da obra prima Filhos da Esperança, teríamos um clássico cult do gênero. No mais, um longa que prometia mais.